A Metalogenia para o Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro.
17 a 20 de agosto de 2025 | Salvador, BA
Seja bem-vindo ao
VI Simpósio Brasileiro de Metalogenia
O Simpósio Brasileiro de Metalogenia (SBM) foi idealizado em 2005 pelo Prof. José Carlos Frantz, da UFRGS, com apoio da Society of Economic Geologists (SEG), de colegas de universidades como UnB, UNICAMP, USP e UFBA, de instituições governamentais (MME, CPRM – atual SGB, DNPM – atual ANM), da ADIMB e da indústria. Desde então, tornou-se referência nacional nas discussões sobre metalogenia e recursos minerais, mantendo seu caráter integrador entre academia, governo e setor mineral.
Um marco importante da primeira edição foi a inédita parceria com a SEG, que proporcionou o ambiente propício para o posterior surgimento dos primeiros SEG Student Chapters no Brasil. No evento, a partir do esforço do Prof. Frantz e da participação direta do então presidente da sociedade Jeffrey Hedenquist, foram realizadas as primeiras filiações de alunos na SEG, o que teve impactos duradouros ao incentivar o engajamento estudantil e fortalecer a pesquisa em recursos minerais no país.
Realizado cinco vezes em Gramado (RS) — nos anos de 2005, 2009, 2013, 2019 e 2023 — com a liderança da UFRGS, com a parceria da ADIMB e da SEG, e apoio do MME, CAPES e CNPq, o simpósio atrai cerca de 300 participantes por edição, incluindo renomados palestrantes nacionais e internacionais e estudantes de todo o país. O alto nível das contribuições gerou resultados relevantes, como um número especial da Mineralium Deposita em 2008 (vol. 43, n. 2) no tema Selected ore deposits of Brazil e o livro Contribuições à Metalogenia do Brasil em 2011. Cursos e eventos estudantis também foram promovidos.

Em 2025, ao comemorar 20 anos, o evento inova ao expandir suas fronteiras geográficas: o VI SBM será realizado em Salvador (BA), região de crescente relevância mineral. A organização, liderada nesta edição pelo Serviço Geológico do Brasil, conta com apoio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa nova fase mantém o firme apoio da UFRGS e da ADIMB, e inaugura um novo ciclo, reafirmando o papel estratégico do simpósio para o futuro da metalogenia e da mineração no Brasil. A proposta é tornar o SBM um evento itinerante, ampliando a participação e promovendo excursões técnicas em regiões com expressivo potencial mineral.
